Travestis Blog

Governo de SP é condenado a pagar R$ 50 mil por morte de travesti em 2015
Noticias Travesti / Mayo 16th, 2021 8:44 pm     A+ | a-
O governo de São Paulo foi condenado a pagar R$ 50 mil em uma indenização por danos morais pelo caso da morte da travesti Laura Vermont, ocorrido em 2015 na capital. A Justiça atendeu parcialmente a um pedido da Defensoria Pública do estado, movido em favor da família de Laura. A gestão estadual foi penalizada por causa da atuação dos dois policiais militares envolvidos na morte da travesti. O juiz Kenichi Koyama, da 11ª Vara de Fazenda Pública do Foro Central de São Paulo, entendeu que houve "imprudência e imperícia" na abordagem policial que eles fizeram a Laura na madrugada da sua morte, em 15 de junho de 2015
À época com 18 anos, Laura foi abordada pelos então policiais Ailton de Jesus e Diego Clemente Mendes na avenida Nordestina, no bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Antes, ela já havia sido agredida por cinco homens que hoje são réus por homicídio doloso —quando há intenção de matar— pela sua morte. Os PMs, que não são mais investigados pelo crime, mas foram expulsos da corporação em dezembro de 2016, chegaram a forjar uma versão para o que aconteceu naquela noite. A investigação da Polícia Civil apurou que a Polícia Militar foi chamada para apartar uma briga de Laura com outra travesti.
Ainda segundo a investigação, Laura escapou da abordagem e fugiu dirigindo o carro dos policiais, mas acabou batendo num poste. Neste momento, foi agredida pelos PMs, que só pararam com a chegada da família de Laura. Segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal), ela levou pelo menos um tiro no braço da arma de um dos policiais envolvidos. Os dois PMs foram acusados à época de forjar provas e de prestar declarações mentirosas à Polícia Civil. Eles chegaram a ser presos, mas foram liberados poucos dias depois. O juiz Kenichi Koyama entendeu que houve "omissão estatal" na abordagem, e citou o disparo de arma de fogo "desnecessário". O magistrado também lembrou que os policiais tentaram alterar a versão do crime e não prestaram socorro à vítima.

 
Não há comentários postados ...
Deixe um comentário
* - requeridos
Postagem mais antiga PRINCIPAL Postagem
Top









Network Sites

  • Confira os sites pertencentes a nossa rede

Back to Top